7 dicas para conseguir desconto

01/10/2018

Não há mal nenhum em pedir desconto – e essa atitude não quer dizer que não tenha dinheiro para pagar a conta. Pelo contrário, ao pechinchar, você está negociando um preço mais justo para o seu bolso. Lembre-se: dinheiro não aceita desaforo!

O ato de pedir um desconto só fará com que você aprenda e mude suas atitudes no dia a dia. Como numa estratégia de jogo, precisa fazer tudo direitinho para conseguir um bom abatimento. Aprenda 7 dicas para pedir um desconto e conseguir!

1. Planeje

Antes de sair pedindo desconto, bole uma estratégia. Primeiro peça ajuda de um vendedor e confirme qual é a política daquela casa. Questione quais são as formas de pagamento e quanto pode conseguir de desconto. Se a compra for num valor alto, jamais feche por impulso ou pressão do vendedor.

2. Mantenha a calma

Por mais que tenha vergonha, não precisa ficar nervosa. Como não está acostumada com a situação, tente pensar em respostas e atitudes que deve ter na hora. Jamais altere a voz ou perca o poder de negociação. Lembre que neste momento tudo está dependendo apenas de você.

 

3. Conheça os detalhes

Quanto mais informações tiver melhor será para negociar lá na frente. Sabendo dos mínimos detalhes do produto vai encontrar novas formas de argumentos e provavelmente conseguirá atingir o objetivo facilmente. Então já sabe: fique atenta a tudo!

4. Pesquise os concorrentes

Faça uma pesquisa rápida na internet de quanto os concorrentes estão cobrando pelo mesmo produto. O ideal é levar os preços na loja que quer comprar. Mostre sua pesquisa e veja como podem fazer a negociação. Algumas lojas cobrem o valor do concorrente e você consegue um descontão!

5. Justifique

Ao fazer uma contraproposta para um vendedor, você precisa argumentar. Seja sincera e fale o porque está pedindo um abatimento do valor final. Quanto mais informações tiver, mais poder de convencimento terá. Se necessário, chame o superior de vedas e explique a situação.

6. Ofereça preço baixo

Seja esperta e ofereça um preço bem mais baixo do que está esperando pagar. Pode ser que o vendedor ache aquilo absurdo e te faça uma nova proposta, ou ele também pode acabar aceitando o seu preço. Nessa você sai ganhando e consegue o desconto que quiser! Fora que ainda pode continuar negociando e ainda assim conseguir um valor baixo.

7. Pague a vista

O jeito mais fácil e direto de conseguir desconto é pagar a vista. Até em alguns restaurantes isso funciona, porque a taxa cobrada pelo cartão de débito ou crédito é alta. Compensa para o lojista receber o  valor em dinheiro vivo do que cobrar no cartão. Sem timidez nessa hora!

Fonte: Finanças Femininas - Carol Sandler

  •