A importância do consumo consciente

05/06/2018

Quando o assunto é consumo consciente, o que você pensa? Sustentabilidade ou comprar com limites? Produtos orgânicos ou reciclagem? Apesar do assunto não ser discutido com muita frequência, é de extrema importância para todas nós. O Brasil e o mundo precisam mais do que nunca de hábitos de consumo consciente.

Faça uma rápida reflexão. Quando você vai ao shopping, fica perdida em meio às ofertas e ao desejo de comprar algo, muitas vezes sem necessidade? Ou quando vai ao supermercado para comprar só um produto, acaba saindo com uma cesta com mais de 10 itens?

Infelizmente, esse é um comportamento bastante comum. Porém, ao mudar alguns hábitos, é possível comprar de forma consciente. Uma alternativa é pegar suas roupas em bom estado e trocá-las por outras em feiras e bazares. Essa é a ideia do Recloset, que visa trabalhar o desapego e fazer com que suas peças ganhem vida em outra pessoa.

Para te mostrar como isso funciona na prática, trouxemos algumas ideias para você também praticar o consumo consciente. Confira:

Projeto Gaveta: renove seu armário sem gastar

Imagina renovar o guarda-roupa e ter belos sapatos sem precisar gastar dinheiro? Isso se chama consumo colaborativo – onde é possível trocar ou emprestar produtos e serviços. Assim, você consegue se desfazer daquela peça que está apenas pegando poeira no fundo do armário. Essa é a ideia do Projeto Gaveta, que nada mais é do que um bazar com suas amigas! (Leia mais)

Consumo consciente é bom para o seu bolso

Quem nunca se rendeu a uma compra por impulso na vida? Difícil encontrar alguém que não tenha passado por isso em um mundo que estimula o consumo a todo o momento. O caminho para fugir disso é investir em marcas e peças que duram mais, desligar-se o máximo possível das tendências de moda e assumir o poder do seu próprio estilo. 

 

consumo-sustentavel

 

Economia colaborativa ajuda o consumo consciente

Desapegar-se dos costumes consumistas já tão enraizados na nossa cultura não é tarefa fácil. Fazer compras de forma consciente não significa se privar dos prazeres da vida, mas sim praticar o compartilhamento e a troca, gerando mais economia para o seu bolso e ajudando o mundo a consumir menos. (Leia mais)

Brechó no WhatsApp: o novo queridinho das mamães

Já pensou utilizar o WhatsApp para economizar ou ganhar dinheiro e conseguir produtos infantis pelo melhor preço? Isso é possível com os grupos de brechós. A ideia é simples: reunir mães em busca de roupas, sapatos e acessórios para os seus filhos e trocar mensagens em busca das melhores ofertas. (Leia mais)

Consumo consciente: conheça o armário-cápsula

Seja sincera: você já usou todas as roupas que tem no armário? É muito comum encontrar guarda-roupas abarrotados de peças esquecidas, muitas vezes ainda com etiqueta, que foram compradas em uma super liquidação, mas que não tem nenhuma serventia. Se esse é o seu caso, o armário-cápsula pode ser a solução! (Leia mais)

Fotos: Fotolia

Fonte: Finanças Femininas - Carol Sandler

  •