Ação da Cocapec incentiva a doação de sangue

14/05/2020

A Cocapec, exercitando o princípio cooperativista de ‘Interesse pela Comunidade’, está incentivando os seus colaboradores a doarem sangue neste período de pandemia, através de uma campanha.

A inciativa se torna ainda mais importante neste momento pois as outras doenças continuam acontecendo, e é fundamental manter os estoques de sangue disponíveis, como reforça o presidente da cooperativa, Carlos Sato. “A Cocapec, por ser uma cooperativa, tem em sua essência esse olhar de solidariedade, e hoje estamos vendo grandes mobilizações para as vítimas do coronavírus, que são fundamentais também, mas não podemos esquecer dos pacientes que estão com outras enfermidades e podem precisar de sangue. Por isso, estamos mobilizando nossos colaboradores para que ajudem, e acredito que o resultado será bastante positivo”.

De acordo com o Hemocentro de Franca as doações ficaram abaixo da meta neste período de quarentena, e este comportamento está relacionado diretamente ao receio das pessoas em se exporem ao risco de contágio pelo COVID-19. Sobre isso a agente de capitação de doadores, Elaine Gimenes, informa que estão tomando todas as medidas para garantir a segurança dos doadores como: adequação do espaço físico mantendo o distanciamento entre os assentos, constante higienização do local,  álcool gel disponível em todos os ambientes, uso de máscaras obrigatório para colaboradores e doadores, e atendimento com agendamentos prévios.

Os requisitos para fazer a doção são:

- Apresentar documento original com fotos;

- Pesar mais de 50kg

- Estar alimentado

- Ter entre 16 e 60 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável)

Além disso, por conta do coronavírus, as pessoas que apresentarem sintomas respiratórios e febre nos últimos 30 dias não podem realizar a doação. Doadores que tiveram contato com algum paciente com covid-19 ou que tenha apresentado sintomas, será preciso aguardar no mínimo 14 dias para fazer a coleta. 

Sobre a iniciativa da Cocapec, Elaine ressalta a importância da ação. “A organização de campanhas de doação de sangue é uma clara manifestação de preocupação com a saúde e qualidade de vida da comunidade, segmento em que se desenvolvem a vida e as atividades produtivas. É sem dúvida uma ação socialmente responsável”.

O atendimento do Hemocentro de Franca é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados das 7h às 11h. Para mais informações os telefones são: (16) 3402-5000 e (16) 98215-1564. Outra opção é utilizar o assistente virtual disponível no site www.hemocentro.fmrp.usp.br. Lá o doador pode tirar dúvidas e até realizar o agendamento online.

 

Fonte: Cocapec

  •