Carreira: quais são as tendências para 2018?

09/01/2018

Se você pretende ingressar em uma nova carreira, estar antenada nas tendências pode fazer com que o sucesso profissional bata à sua porta em 2018. Mesmo que ainda não estejamos vivendo o melhor cenário econômico, alguns segmentos ganharam espaço nos últimos anos e são promessas de crescimento.

Áreas da Saúde e Educação Física, Farmacêutica, Marketing Digital e E-commerce, Tecnologia da Informação (TI), Big Data e Engenharia – especialmente em Agronegócios – estão entre as mais promissoras, de acordo com especialistas consultados pelo Finanças Femininas. Profissionais em videogames, redes sociais e marketing digital também podem encontrar mais oportunidades no mercado de trabalho.

Outra aposta dos especialistas é o Business Inteligence (BI). “Em todos os segmentos percebemos que carreiras relacionadas a BI estão em alta. As empresas buscam esses profissionais para previsão de resultados e planejamento de negócios diante do cenário instável econômico-político que o País enfrentou. Deve seguir como tendência em 2018, já que essa foi a maneira que as empresas encontraram para se planejar e, especialmente, reduzir riscos”, pontua Natália Martins, gerente de transição de carreiras na Thomas Case & Associados.

Para quem se interessa por TI, uma boa notícia: a expectativa é de que o mercado conquiste US$ 3,7 trilhões em 2018 – um aumento de 4,3% em relação aos US$ 3,5 trilhões estimados para 2017. Os dados são de uma pesquisa do Grupo Gartner, que trabalha com 10 mil empresas, incluindo CIOs e outros executivos da área de TI.

“Acredito que as áreas de TI irão crescer muito, com mais necessidade de especialistas em Inteligência Artificial e programação. Os aplicativos mobile estão evoluindo rapidamente e dominando a sociedade, então quem for para essa área terá uma grande oportunidade”, comenta o coach em carreira e diretor do Marca Pessoal Treinamentos, Aristides Brito. “Além disso, com o envelhecimento da população, quem apostar na área da saúde com foco em geriatria, enfermagem e farmácia poderá obter sucesso”, acrescenta.

Como se preparar para o mercado de trabalho em 2018?

Independente se você quer se movimentar ou não no mercado de trabalho, buscar conhecimento é fundamental para obter sucesso. Para cada uma das posições, existe uma formação específica diferenciada e é preciso ter o compromisso de ficar atenta às necessidades do mercado para se manter atualizada.

Para a coach especialista em carreiras Renata Cox, o primeiro passo é fazer uma avaliação honesta sobre seu desempenho no âmbito profissional. “O que você fez de fato para crescer? Quais foram os pontos que merecem mais atenção para desenvolvimento da sua carreira neste ano? Quais foram os motivos que não a deixaram concretizar todas as suas metas? Pare, pense e registre essa avaliação detalhadamente, pois ela será o seu mapa para construir uma nova história neste ano. Repita o que funcionou e não cometa os mesmos enganos. Assim poderá ter novos resultados.”

“Pesquisar a área e suas tendências contribui para se ter um caminho mais claro a ser seguido. A área de TI, por exemplo, exige, em muitos casos, a certificação como um diferencial muito maior do que uma pós-graduação. Por isso, vale a pena conhecer bem o perfil profissional que as empresas esperam e traçar estratégias de forma bem pensada. Assim, você irá alcançar a tão sonhada ascensão profissional”, aconselha Carla.

Considerar os investimentos financeiros e de tempo também é fundamental. Portanto, para os profissionais iniciantes, é válido começar por cursos rápidos, como os online e os gratuitos. Esses cursos permitem um contato inicial com a área e ajudam na compreensão das rotinas envolvidas.

carreira-2018

“Além de cursos e network, o aspirante a estas carreiras precisa buscar forte conhecimento em ferramentas tecnológicas utilizadas nestas áreas, além de estar por dentro de assuntos como economia nacional e internacional e novas tendências de mercado, que estão em constante inovação”, elenca Natália.

Está pronta para embarcar em uma nova área?

Antes de tudo, é indispensável conhecer bem a área de interesse. Pesquise sobre as possibilidades da profissão, mercado de trabalho e locais de atuação. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de escolher qual carreira seguir. “Para os jovens, é normal ter dúvidas. E, em muitos casos, a primeira profissão escolhida não será a única para o resto da vida. Porém, para que se tenha mais chance de sucesso na escolha, nada melhor do que pesquisar sobre a profissão identificando pontos em comum com seus gostos e personalidade”, pondera Carla.

“Faça uma autoanálise, coloque no papel suas qualidades, seus conhecimentos e habilidades e busque áreas que possam destacar suas características. Não pense em ganhar dinheiro no início, pense em como aquela vaga pode gerar oportunidades. Ninguém começa por cima, ganhando uma fortuna. É preciso saber enxergar por trás da oportunidade”, sugere Brito.

Agora, se você pretende se aventurar por novos caminhos e apostar em uma nova profissão, a dica é ter paciência. “Nem sempre essas trocas trazem resultados imediatos. Pense ou lembre quando você começou na carreira anterior: fez sucesso no início ou demorou a se destacar? Um novo começo é a regra para quem está trocando de carreira. Pense também o que te motivou mudar, quais foram os fatores que te levaram ao novo. Assim, quando estiver cansada, essas lembranças te farão resistir”, ressalta Brito.

“A transição de carreira, diante do fator crise, deixou de ser somente pelo ‘fazer o que realmente gosto’, para ser mais uma opção de ingresso no mercado. Por isso, passou a ser comum que a profissional amplie as suas atuações ou troque de área ao longo de sua trajetória profissional. Para fazer isso de maneira correta, é preciso planejamento. Alguns profissionais já maduros podem optar por uma área que está mais bem posicionada no mercado hoje. Mas é importante pensar em longo prazo. Afinal, para a mudança de área é preciso investimento de tempo e dinheiro”, conclui Carla.

Fotos: Fotolia

Fonte: Finanças Femininas - Gabriella Bertoni

  •