Casas de carnes do Empreender ACIF estudam implantação de sistema de criação de suínos

13/10/2020

O núcleo de Casas de Carnes do Empreender ACIF - programa de desenvolvimento empresarial gerenciado pela Associação do Comércio e Indústria de Franca que reúne empresários de um mesmo segmento para busca de soluções de mercado – estuda a proposta de implantação de um sistema de criação de suínos sustentado pelos próprios estabelecimentos. O projeto será apresentado amanhã, às 16h30, na sede da ACIF, pelos médicos veterinários Maurício Andreoli e Alexandre Lima Rezende que preveem benefícios como redução de custos na cadeia produtiva e manutenção da qualidade do produto.

“A proposta do projeto é implantar um sistema de produção de carne integrado, sendo gerido e custeado por um grupo de empresários do ramo de casa de carnes e/ou processamento de carne suína. O objetivo é produzir animais direcionados ao padrão de carcaça que as casas de carnes desejam e com custo menor, reduzindo o número de intermediários no processo”, afirma Maurício. “Os comerciantes serão donos dos suínos desde o início, do leitão ao abate. Vamos envolver os pequenos produtores da região e a expectativa é de que haja, pelo menos, redução de 15% a 30% nos custos para as casas de carnes. Esse percentual ainda pode crescer conforme a melhora de algumas variantes, como o custo da ração, por exemplo”, afirma Alexandre.

Ainda de acordo com os especialistas, a maior vantagem deste projeto é produzir carcaças com a qualidade e conformidade em relação às necessidades de cada empresário. O objetivo é atingir grandes padrões de qualidade a fim de oferecer ao consumidor final produtos mais nutritivos e saudáveis e gerar rentabilidade na cadeia produtiva, eliminando intermediários.

“Será possível produzir com menores custos, atendendo todas as normas de bem estar animal e com baixa emissão de resíduos poluentes”, afirma Maurício.

Além da ACIF, CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – Gov. SP) e MAPA (Ministério da Agricultura) farão parte da estruturação do projeto.

Interessados

Casas de carnes e supermercados que tiverem interesse em participar do encontro desta quarta-feira, às 16h30, na ACIF, e saber mais sobre o projeto devem entrar em contato com o gestor do Programa Empreender ACIF Fabiano Freiria pelos telefones: 3711-1763 ou 9 9242 0906.

--

Fonte: Assessoria de Imprensa ACIF

  •