Como a opção de retirada na loja impacta a logística da empresa?

14/03/2019

Por muitos anos, o comércio eletrônico ofereceu, exclusivamente, a entrega na localidade escolhida pelo comprador. A princípio, os serviços dos Correios eram utilizados com maior frequência. Atualmente, o cenário é mais competitivo e, por isso, conta com o serviço de transportadoras especializadas. Porém, uma inovação tem se destacado nos últimos anos: a opção retirada na loja.

Esse é um fator que acrescenta comodidade ao processo de recebimento de mercadorias, ainda que seja pouco utilizada por ser uma novidade. Segundo a pesquisa Webshoppers de 2018, somente 10% dos pedidos foram entregues utilizando essa modalidade, também chamada de pick-up.

Para ficar por dentro deste tema, confira as informações que separamos para você:

Quais são os benefícios dessa prática?

Para as lojas online que decidem aderir a essa nova prática, há muitos benefícios que revelam o valor do investimento. Em primeiro lugar, eliminam-se problemas com a entrega, pois o comprador tem a liberdade de se dirigir a loja quando lhe for mais conveniente.

A eventual devolução ou troca também se torna mais simples, uma vez que tudo pode ser solucionado na própria loja. Para isso, é preciso contratar parceiros qualificados para lidar com a logística reversa.

Por fim, o lojista tem a oportunidade de aumentar o número de visitantes na loja e, com isso, observar um incremento significativo nas vendas.

Como a retirada na loja impacta o comércio eletrônico?

O setor de comércio eletrônico está em constante mudança, principalmente no que se refere à operação logística. Isso ocorre porque a entrega dos pedidos é um dos principais fatores para alcançar um elevado nível de satisfação junto aos consumidores.

Por isso, o oferecimento de retirada em lojas ou pontos de coletas contribui para a melhoria dos resultados. Antes de dar início a essa modalidade de distribuição de mercadorias, é preciso considerar a infraestrutura necessária e a criação de parceiras com transportadores.

A ascensão no varejo

De modo geral, as lojas que fazem uso do modelo de retirada em lojas dispõem de um planejamento logístico e de armazenamento para lidar com essa nova demanda. Por isso, esse serviço está presente em grandes varejistas que comercializam:

  • itens de vestuário
  • livros, CDs e jogos
  • equipamentos eletrônicos
  • móveis e eletrodomésticos

Isso ocorre porque há uma ampla rede de lojas físicas que possibilita o recebimento da mercadoria, a troca e até mesmo a devolução.

O papel da omnicanalidade

O serviço conhecido como Clique e Retire ou, ainda, pick-up store, é de grande utilidade, porém, o gestor deve estar ciente da necessidade de aparato tecnológico para viabilizar a operação. É nesse momento que a omnicanalidade entra em ação para possibilitar a integração entre o lojista e o comprador.

Esse conceito representa o propósito de tornar as diferenças entre as compras realizadas online e as lojas físicas imperceptíveis. Dessa forma, é possível explorar diferentes formas de relacionamento com o consumidor para atender as demandas de:

  • devolução
  • retirada na loja
  • logística reversa
  • entrega expressa

Os resultados dessa estratégia têm deixado os clientes e os gestores cada vez mais impressionados.

Os cuidados com a experiência do cliente

Quando o cliente se dirige até a loja de sua escolha para retirar o seu pedido, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que a transação ocorra de forma satisfatória. Por isso, é preciso treinar a equipe de depósito para separar essas mercadorias e evitar perdas ou avarias.

Já a equipe de atendimento deve cuidar para conferir as informações do pedido e do comprador para entregar a mercadoria correta. As lojas de vestuário, por exemplo, incentivam que o cliente experimente a mercadoria e realize a troca do produto em caso de necessidade. Todas essas medidas são fundamentais para realizar um atendimento de excelência.

Como você pode perceber, a retirada na loja é uma alternativa que vai crescer nos próximos anos. Por isso saia na frente da concorrência e adote esse serviço para conquistar mais compradores.

  •