Como construir um modelo de negócio para sua empresa

11/07/2018

O Modelo de Negócio ou Canvas, como também é conhecido, é um instrumento que ajuda a iniciar bem um empreendimento.

Foi desenvolvido pelo suiço Alex Osterwalder para facilitar o entendimento completo de um negócio. Assim, o modelo tem o objetivo de descrever todos os elementos e fases que compõem um empreendimento, proporcionando a integração da organização.

De acordo com o criador da ferramenta, os componentes centrais de um empreendimento são: segmento de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades chave, principais parcerias e custos.

Baseado em um quadro com blocos organizados, como demonstrado na figura abaixo, o Modelo de Negócio proporciona a visualização das principais funções de uma organização, possibilitando assim que empreendedores reflitam a respeito de cada função da empresa para, então, descobrir o que precisa ser feito a fim de conquistar clientes e aumentar os resultados do empreendimento.

Ao proporcionar uma visualização completa dos processos da organização, o Modelo de Negócio possibilita inovar, estabelecendo uma proposta de valor única para o empreendimento. O principal benefício do modelo é a sua simplicidade e rápida implementação. Com uma caneta, alguns post-its e uma boa mesa, o empresário vai poder trabalhar com uma metodologia criativa para melhoria dos negócios. Ele deve responder às seguintes perguntas:

  • O que vou fazer?
    A resposta é a proposta de valor
  • Para quem vou fazer?
    A ideia é definir o público consumidor e as melhores maneiras de se relacionar com ele
  • Como vou fazer?
    O objetivo é descobrir quais são os principais recursos, atividades e parceiros
  • Quanto vou gastar?
    A finalidade é saber quais são as receitas e qual será a estrutura de custo para viabilizar o negócio

Para aproveitar bem a ferramenta, o empreendedor precisa saber que cada um desses blocos está relacionado com os demais e que os ajustes em cada fase podem ser feitos a qualquer momento, quantas vezes forem necessárias, para que seja possível perceber o negócio como um todo.

Esse é, portanto, o caminho para descobrir como se diferenciar, conquistar clientes, reduzir custos e obter receitas.

Como fazer

  • Para colocar em prática o Modelo de Negócio, basta seguir os nove passos explicados abaixo:

    1. Tem uma ideia?
    Não tem problema se a ideia ainda precisar ser desenvolvida. O importante é inseri-la no quadro, pois isso ajudará a visualizá-la melhor.

    2. Nunca escreva diretamente no quadro
    Usar os post-its é mais produtivo porque possibilita que ajustes sejam feitos em qualquer momento.

    3. Inicie o trabalho em qualquer bloco
    No entanto, a dica é começar pela dupla proposta de valor/segmento de clientes, já que é nessa combinação que está a alma da empresa.

    4. Não tenha medo de errar
    Ainda que a ideia não esteja muito clara, é bom praticar o planejamento com a ferramenta Canvas, pois visualizar a ideia ajuda a perceber o que pode ser aprimorado.

    5. Procure completar o lado direito do quadro
    É melhor começar descrevendo a geração de valor para, em seguida, dedicar-se à organização da eficiência da entrega de proposta de valor, no lado esquerdo.

    6. Não tem problema se houver pontos em branco
    Neste caso, o empreendedor pode tomar o tempo que precisar para completar, modificar, escolher e refinar o modelo.

    7. O modelo é um roteiro para registrar e validar hipóteses
    Atualizar o modelo de negócio é uma maneira de competir com concorrentes que estão sempre aprimorando os seus processos.

    8. O modelo possibilita reflexões sobre o rumo dos negócios
    Trabalhar constantemente no quadro é uma forma de visualizar melhorias periódicas no empreendimento.

    9. Teste as hipóteses
    Usar o quadro serve para registrar e aperfeiçoar as ideias. Mas, antes de implementá-las, é bom buscar formas de validar com o cliente se a hipótese tem sentido. Procure fazer protótipos, demonstrações, propostas e ouça os feedbacks, que sempre ajudam a definir o modelo de negócio.

    Como o Modelo de Negócio vai me ajudar a lucrar mais?

    É preciso lembrar que a inovação é a chave do sucesso. O Modelo Canvas possibilita ao empreendedor elaborar inovações estratégicas que vão aumentar a competitividade da empresa. O Modelo de Negócio é, assim, uma maneira de incrementar os processos de gestão da empresa, o que leva necessariamente a melhores resultados, inclusive financeiros.

    Fonte: Sebrae

    •