Como melhorar a qualidade dos serviços prestados no comércio

03/02/2016

Normas técnicas da ABNT podem ajudar empresários do setor a sobreviver em um mercado tão competitivo, que conta com mais de 3 milhões de empreendimentos.

O comércio reúne mais da metade do total de micro e pequenas empresas. Devido a esse elevado número, é importante estabelecer requisitos para a qualidade no atendimento, pois para sobreviver em um mercado competitivo é essencial que seja oferecido um serviço de qualidade e que atenda às expectativas dos consumidores.

Neste guia, donos de estabelecimentos de comércios de pequeno porte podem obter orientações para a implementação de ações voltadas para a qualidade dos serviços, de acordo com a ABNT NBR 15842.

Esta norma auxilia empresas no atendimento aos clientes e na gestão dos negócios. Trata-se de uma ferramenta de gestão para estabelecimentos comerciais e apresenta requisitos voltados não só para proporcionar uma boa impressão ao cliente, mas também para melhoria na infraestrutura do ponto de venda.

Assim, a aplicação dessa norma ajuda a verificar a situação da empresa e a criar um padrão de qualidade no atendimento.

Acesse o guia e confira o roteiro de implementação da norma. Mas é bom lembrar que ele deve ser usado como fonte de consulta, levando em conta que a aplicação das medidas nele presentes devem ser avaliadas caso a caso.

Fonte: Sebrae Nacional