Dia das Bruxas: o que fazer quando a bruxa está solta na sua vida financeira

31/10/2018

Sabe aquele sentimento de que, quando o assunto é dinheiro, tudo dá errado e parece que a bruxa está solta no seu orçamento? Pois é, manter a vida financeira organizada pode não ser tarefa fácil. Mas de nada adianta fazer simpatia para ter dinheiro se você deixar o fantasma do endividamento assombrar o seu bolso e as contas virarem uma bola de neve.

Então, aproveite o Dia das Bruxas para aprender a colocar as dívidas em dia e espantar o fantasma da conta vermelha de vez da sua vida. Confira 7 dicas para organizar a sua vida financeira:

1 – Tenha um planejamento financeiro

O primeiro passo para sair da bagunça das contas atrasadas, da falta de dinheiro no final do mês e da fatura alta do cartão de crédito é ter um bom planejamento financeiro. Ao colocar tudo no papel ou em uma planilha (a nossa foi pensada especialmente para as nossas leitoras), fica mais fácil de enxergar onde estão os excessos e qual gasto supérfluo pode ser cortado da sua rotina. Leia mais aqui.

2 – Aprenda a controlar as suas dívidas

A sua vontade é de que a fatura do cartão de crédito seja paga em um passe de mágica? Infelizmente ainda não inventaram uma varinha de condão poderosa o suficiente para pôr fim a todos os débitos, mas com organização e trabalho duro é possível aprender a controlar as suas dívidas. Leia mais aqui.

 

3 – Tenha uma reserva de emergência

Algum fantasminha entupiu um cano ou um vampiro te mordeu e você acabou ficando doente com uma gripe forte? Tudo isso significa gastos extras que podem prejudicar e muito o seu orçamento. Para que isso não aconteça, é fundamental ter uma reserva de emergência em estruturada. Leia mais aqui.

4 – Procure pelo investimento que mais se pareça com você

Quantas vezes você já sonhou em encontrar a receita da poção da riqueza? Ter um caldeirão com dinheiro infinito poderia acabar com boa parte dos seus problemas! Mas como a magia está apenas nas telas do cinema, é preciso ralar muito para conseguir fazer o dinheiro render. Antes de mais nada, descubra qual a melhor aplicação para o seu perfil de investidora. Leia mais aqui.

5 – Estabeleça objetivos para alcançar os seus sonhos

Às vezes você tem vontade de aparatar em uma ilha deserta ou viajar pelo mundo a bordo da sua vassoura mágica? Seria maravilhoso se tudo isso fosse possível. Para alcançar os seus sonhos é preciso persistência e, principalmente, organização financeira. Leia mais aqui.

6 – Invista em conhecimento

Imagine existir uma poção que é só tomar e a gente fica sabendo de tudo? Seria um sonho! Mas, por enquanto, é preciso se dedicar aos estudos para conseguir progredir tanto nas finanças, quanto na vida. E lembre-se, nunca é tarde para começar a adquirir novos conhecimentos e implementá-los em toda a família. Leia mais aqui.

7 – Pratique o consumo consciente

Colocar o consumo consciente em prática é uma ótima forma de diminuir os gastos e perceber que não precisamos de tanto assim para viver. Estabelecer limites do quanto pode gastar em compras de roupas, sapatos, presentes, entre outros itens, é o primeiro passo para consumir menos. Leia mais aqui.

Fotos: Fotolia e Giphy

Veja também

Fonte: Finanças Femininas - Gabriella Bertoni

  •