Dia dos pais 2021: estatísticas, tendências e dicas para aumentar as vendas

16/07/2021

O ano de 2020 mostrou que os consumidores estão cada vez mais adeptos às compras online, principalmente durante as datas comemorativas. Nesse sentido, o dia dos pais 2021 promete movimentar o comércio eletrônico de maneira intensa ao longo das próximas semanas.

Por isso, hoje trago um artigo sobre o impacto dessa celebração para o mundo do e-commerce. Nele, apresento estatísticas, perspectivas e dicas de como aproveitar a comemoração para aumentar o seu faturamento.

Estatísticas sobre o e-commerce durante o dia dos pais em 2020

Segundo levantamento da Social Miner, em parceria com a Clearsale, Octadesk e Opinion Box, em 2020 houve um crescimento de 123% no volume total de pedidos em lojas virtuais.

Essa porcentagem equivale a 6,21 milhões de pedidos realizados entre os dias 25/07/20 e 09/08/20.

O estudo ainda apresenta outros dados relevantes, como:

  • o ticket médio dos presentes foi de R$439;
  • o faturamento nas transações por meio de cartão de crédito cresceu 112%, chegando a R$2,75 bilhões.

Por conta do prazo de entrega, muitos consumidores também optaram por realizar as compras de maneira antecipada, estabelecendo um pico de vendas 27 dias antes da celebração.

Todos esses números mostram que a flexibilização da quarentena, em diversos estados, não atrapalhou os resultados expressivos das vendas online.

O Social Miner também destaca que 7,6% dos clientes já haviam comprado no mesmo e-commerce em 2019, apontando uma taxa de retorno considerável e muito importante para o segmento.

Dia dos pais 2021: algumas tendências para esse ano

Neste ano, a comemoração será celebrada no dia 8 de agosto, e, ao que tudo indica, a busca por presentes para essa data deve se intensificar durante as próximas semanas.

Seguindo a perspectiva de outras datas comemorativas como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, parte considerável dos consumidores devem comprar seus presentes via internet.

Setores como os de moda/acessórios e eletrônicos/informática devem permanecer em alta, contemplando cerca de 43% das buscas durante o período.

Farmácia/saúde, bebidas, pet shop, brinquedos e produtos de multicategoria também são segmentos que prometem se destacar, estimulando o aumento de acessos tanto para e-commerces de nicho quanto para os mais amplos.

6 dicas para preparar seu e-commerce para o dia dos pais 2021

Para se posicionar como uma referência de e-commerce no período do dia dos pais é preciso se preparar com antecedência.

Por esse motivo, separei algumas dicas para que você possa aproveitar todo o potencial da ocasião.

1 – Entenda o seu público consumidor

É preciso entender qual é o perfil ideal de cliente que a sua loja online deverá alcançar durante essa época do ano.

Por mais que o dia dos pais foque em produtos dedicados majoritariamente para homens, é importante se lembrar que as compras geralmente são realizadas por outros membros da família como filhos e esposa.

Ter isso em mente será muito importante para que você crie uma experiência personalizada para esse público-alvo.

2 – Esteja pronto para o aumento de demanda

Um planejamento bem estabelecido faz muita diferença durante as principais datas comemorativas.

Faça uma análise do seu histórico de pedidos durante a época de dia dos pais do ano passado. Isso te ajudará a ter uma referência do potencial de vendas em 2021.

Caso o seu e-commerce tenha menos de um ano de existência, procure estabelecer metas. Dessa forma, você poderá reforçar o seu estoque e adaptar a logística da sua loja para que ela seja capaz de absorver todos os novos pedidos.

3 – Priorize produtos com alto potencial de venda

Como citei anteriormente, o ticket médio para itens vendidos via e-commerce durante o dia dos pais de 2020 foi de R$439, o que comprova que o consumidor está cada vez mais disposto a investir em presentes para essa data.

Por esse motivo, identifique quais categorias com alto potencial de venda estão contempladas em sua loja e tente destacar os produtos compatíveis com a ocasião.

Por exemplo:

  • Seu e-commerce é do segmento de calçados? Coloque os modelos masculinos em evidência no seu site.

  • Tem uma loja com produtos voltados para cuidados pessoais? Priorize itens como perfumes, creme de barbear e loção.

  • Seu site é focado em eletrônicos? Selecione aqueles produtos com maior potencial de venda, considerando o público-alvo e o valor agregado de cada um deles.

Trata-se de uma estratégia que funciona para empresas dos mais diferentes segmentos, basta aplicar esse raciocínio no contexto do seu negócio.

4 – Traga de volta quem já comprou em seu e-commerce

Outra tática que eu indico é a de trabalhar com aqueles contatos que já finalizaram compras na sua loja em datas comemorativas anteriores.

Tente identificar os dados de quem já comprou em seu site nos dia dos pais do ano passado (ou mesmo em outras épocas relevantes) e crie estratégias e promoções personalizadas para esse perfil.

Você pode criar uma campanha de remarketing para se comunicar com essa base de leads, oferecendo um cupom de desconto ou alguma condição especial para reengajar esses consumidores.

Essa é uma ótima oportunidade para fidelizar clientes no e-commerce.

5 – Invista na personalização do seu site

Essa personalização é responsável por inserir a temática da data comemorativa em seu e-commerce, estabelecendo um diferencial que deve estar presente tanto nos elementos visuais quanto nos textos.

É possível, por exemplo, atualizar as descrições dos produtos da sua loja para capturar a atenção de quem está buscando um presente de dia dos pais, destacando os atributos que são mais relevantes para a ocasião.

Além do mais, também vale a pena inserir um pop-up ou um banner que reforce as promoções que estarão em vigor. Trata-se de uma dica muito importante e que complementa a experiência dos visitantes do seu site.

6 – Desenvolva um plano para suas entregas

Atrasos na entrega em datas comemorativas podem gerar desconfortos que irão impactar diretamente na imagem do seu e-commerce.

Por esse motivo, durante o período do dia dos pais 2021, tenha cuidados redobrados em relação a aspectos como prazo de entrega e preço do frete. Mantenha todas as informações atualizadas e tente otimizar ao máximo o tempo de produção e envio.

Um posicionamento bem elaborado para o seu e-commerce fará toda a diferença durante esse período intenso e concorrido que está por vir.

Aproveite as dicas que compartilhei para se preparar, elabore uma estratégia sólida, defina as campanhas com antecedência e esteja pronto para aproveitar todas as possibilidades que o dia dos pais 2021 reserva.

No próximo artigo, eu vou explicar como utilizar o período das Olimpíadas de Tóquio para envolver o público e impulsionar suas vendas online. Por isso, não deixe de acompanhar as atualizações para conferir os meus conteúdos.

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Fonte: E-commerce Brasil por Galleger Ilhe

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