Em 2019: 5 dicas de como se manter motivado no trabalho

08/02/2019

Com o ano se iniciando, o que não pode acontecer é continuar tudo igual como no ano anterior. Motivação, garra, novos projetos e sonhos são algumas das metas que todos nós queremos alcançar. Mas mesmo sendo o começo do calendário, muitas pessoas se sentem desmotivadas a seguir no mesmo emprego ou na mesma função. Foi por isso que separamos para você, 5 dicas de como se manter motivado no trabalho.

A falta de motivação faz com que qualquer pessoa se sinta triste, sem vontade de seguir em frente, às vezes irritado e desanimado. Seja funcionário ou dono do próprio negócio, isso pode acometer qualquer pessoa e em qualquer situação. Muitos de nós já sofremos com isso e sentimos uma frustração e o sentimento de incompetência. Mas nem tudo está perdido. É possível correr atrás e virar o jogo a seu favor. Identificar as tarefas, executar funções que impactem a vida das pessoas e ganhar autonomia são algumas ações que podemos executar no dia a dia do trabalho.

Então, para que você possa começar 2019 animado e com vontade de alcançar todas as metas e realizar os sonhos neste ano que se inicia, tome nota das dicas e tenha sucesso nos 12 meses deste ano que só está começando.

 

Tarefas com identidade

O trabalho é mais motivador quando está claro o que exatamente você está realizando. Se você está se sentindo desmotivado, tente o seguinte: no final de cada dia ou semana, faça uma lista do que você tem feito. Desta forma você visualiza o que tem feito e o volume de trabalho executado. Isso traz ânimo e motivação.

 

O significado das tarefas

Outra chave para se manter motivado é reconhecer que o trabalho que está sendo realizado faz a diferença na vida de alguém. É importante ter a consciência de que o que você faz, impacta de alguma forma o outro, mas que isso é reconhecido pela empresa ou por parceiros de negócios. Se não está enxergando este significado, tente ir mais fundo por meio de um de resultados, identifique seus relatórios ou faça uma pesquisa entre seus clientes.

 

Variar suas habilidades

Imagina executar a mesmas tarefas por anos? Quando as funções são repetitivas, isso de fato é um fator que corrobora para o desânimo. Mas, quando você há envolvimento com diferentes habilidades, isso é fantástico para a motivação. Estruturar os dias, para que tenha possa trabalhar em diferentes tarefas e fazer o uso de diferentes habilidades, fará diferença na rotina, seja funcionário ou empresário. Quando estimulamos partes diferentes do nosso cérebro, conseguimos recarregar nossa motivação.

 

Feedback

Um dos grandes fatores que mais motivam alguém dentro de uma empresa é o feedback sobre o trabalho desenvolvido. Não apenas para impulsionar e inflar o ego, mas porque o feedback certo pode ajudar o profissional a aprimorar suas habilidades ainda mais. Isso também pode ajudar você a ver a diferença que trabalho tem feito na vida das pessoas.

 

Autonomia

Ter autonomia no trabalho é responsável por grande parte da motivação. Porém, isso não significa que pode fazer o que quiser, mas sim que existe uma relação de confiança, de profissionalismo e de liberdade para escolher o melhor caminho, entre empresa e empregado. Até mesmo para os empreendedores, é importante usar a liberdade para criar.

 

Fonte: Fonte: Jornal do Empreendedor

  •