Franca passa a ter rodízio no sistema de abastecimento de água

03/09/2021

A Sabesp informa que em razão de uma das mais severas estiagens da história de Franca, situação que vem ocorrendo também em várias regiões do Brasil, será necessário iniciar o rodízio no sistema de abastecimento da cidade a partir do dia 2/9. A Companhia vem realizando ações para manter a distribuição de água para a população, como captações emergenciais, monitoramento dos usos dos irrigantes da bacia do Rio Canoas e uma campanha de comunicação visando conscientizar a população sobre a necessidade de economia de água.

Atualmente, a vazão dos mananciais de Franca já não é suficiente para manter toda a cidade abastecida, por isso a Sabesp implantará um sistema de rodízio na distribuição de água. Esse sistema foi planejado para minimizar, na medida do possível, os impactos à população francana. Serão implantados 4 blocos de bairros para revezamento no abastecimento. Assim, cada bloco ficará 1 dia sem água (24 horas) e 3 dias com água (72 horas). O retorno do abastecimento será a partir das 22h, com retomada gradativa do fornecimento de água.

Todas as ações emergenciais permanecerão ativas e serão diariamente avaliadas até que as condições dos mananciais melhorem e não ofereçam risco ao sistema de abastecimento de água do município. Por outro lado, no caso de maior criticidade, um novo arranjo poderá ser definido.

Pequenas mudanças de hábitos como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos de menor tempo, não lavar calçadas com mangueiras já ajudam a evitar o desperdício, principalmente neste período de estiagem severa.

Confira o Calendário de Interrupção no abastecimento de água de Franca. 

Fonte: Assessoria Sabesp

  •