IE-ACIF revela: poupar dinheiro, viajar e fazer exercícios são as principais metas dos francanos para 2019

19/12/2018

O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) foi às ruas ouvir a população sobre seus anseios para 2019 e descobriu que 62% dos francanos traçam metas para o ano novo. Conforme a apuração, poupar dinheiro, viajar mais, fazer academia, se estressar menos e conseguir um aumento salarial foram os objetivos mais recorrentes. Fazer dieta, conseguir um novo trabalho, comprar ou reformar a casa, trocar o carro, encontrar um amor e parar de fumar também foram metas mencionadas pelos francanos, nas entrevistas.

Perguntados sobre os objetivos que se impuseram no Réveillon de 2018, apenas 18% dos entrevistados os teriam cumprido integralmente. 56% afirma ter cumprido parcialmente suas metas e 26% admite não ter cumprido nenhuma delas.

Quando estratificada por sexo, a pesquisa mostra que homens e mulheres terão prioridades diferentes, em 2019. A lista de desejo masculina segue a seguinte ordem de importância: poupar dinheiro, viajar mais, conseguir um novo trabalho, aumento salarial e menos estresse. Já a feminina forma o seguinte ranking: poupar dinheiro, fazer academia, viajar mais, menos estresse e fazer dieta.

“A pesquisa mostrou que as mulheres tendem a ter uma preocupação maior com qualidade de vida. Analisando de forma comercial, o mercado pode esperar que segmentos como os de cosméticos, academias, serviços de nutrição e semelhantes continuem a crescer em 2019”, afirma o presidente da ACIF, Dorival Mourão Filho.

 

Desejos por classe

De acordo com a renda do entrevistado, as prioridades e o cumprimento das metas se apresentam de formas diferentes. Enquanto poupar dinheiro é o primeiro item das listas das Classes E, D, C e B, o desejo figura em último lugar na lista dos representantes da classe A. Quanto à realização das metas, 50% dos representantes da classe A afirmam terem cumprido totalmente as metas traças no Réveillon de 2018, enquanto os outros 50% diz que não ter cumprido nenhuma delas.

 

Metodologia

A pesquisa realizada pelo IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) tem caráter probabilístico com estratificação por critério de renda, possuindo Nível de Confiança de 95% e Erro Amostral de 5% - considerando população residente em Franca (SP), com 16 anos ou mais. Foram entrevistadas 384 pessoas entre os dias 21 e 29 de novembro de 2018. As entrevistas aconteceram em diversos pontos de fluxo populacional da cidade, sendo esses locais: Centro, Estação, Parque Vicente Leporace, Shopping do Calçado e Posto Galo Branco.

 

Metas dos francanos para 2019 : Baixe Aqui!

 

-- 

Fonte: Assessoria de Imprensa ACIF

  •