IE-ACIF revela: 59,5% dos consumidores presentearão neste Dia dos Pais

03/08/2018

Em pesquisa de intenção de consumo voltada para o Dia dos Pais, o IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) constatou que 59,5% dos consumidores em Franca pretendem aproveitar a data para presentear. O ticket médio será de R$ 165 e os itens mais buscados serão: roupas (51,6%), calçados (20,7%) e itens de perfumaria (12,9%). Quanto aos pais, quando perguntados sobre o que queriam ganhar, 34% deles afirmaram preferir roupas, 21,4% assessórios, como cintos e carteiras, e 16,5% joias e relógios.

De acordo com o presidente da ACIF, Dorival Mourão Filho, a intenção de consumo verificada traz boas expectativas para o comércio. “Quase 60% da população pretende presentear e isso, certamente, é reflexo do viés emotivo produzido pela data e, também, do aumento da confiança do consumidor em relação à situação atual da economia francana”. De acordo com o último ICC-ACIF (Índice de Confiança do Consumidor) a confiança do consumidor francano cresceu 6,8 pontos percentuais na relação maio e junho deste ano.

“Quanto a expectativa do comércio em relação às vendas, estimamos que o crescimento seja de 3% a 5% seguindo a tendência verificada pela Associação Comercial de São Paulo”, afirma Mourão.

Ainda de acordo com a pesquisa, 78% dos consumidores afirmaram que investirão maior ou igual valor em relação ao ano anterior. Além disso, 79,7% pretende celebrar a data em casa ou na casa de familiares, enquanto 20% optarão por almoçar em restaurantes ou mesmo viajar.

Sobre a pesquisa

A pesquisa é de caráter probabilístico estratificado com nível de confiança de 95% e erro amostral de 5%. Os entrevistadores do IE-ACIF foram a campo realizar as entrevistas, com 384 pessoas, entre os dias 14 e 21/07, nos seguintes locais: Centro, Estação, Leporace, Shopping do Calçado e Posto Galo Branco.

Fonte: Assessoria de Imprensa ACIF

  •