Pesquisas de mercado, eleitorais, ferramentas e base de dados: os 4 anos do IE-ACIF

08/07/2021

O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) chega a seu 4º ano de atuação. Fundado em julho de 2017, o departamento foi projetado com o objetivo de reunir dados e formular análises econômicas que pudessem subsidiar projetos internos, governamentais e privados, orientações para abertura estratégica de empresas, estudos da área educacional e demandas da imprensa local em prol do debate público.

“Ir à campo, verificar a opinião e o consumo da população, a expectativa do comércio e monitorar a abertura de empresas, o crescimento dos segmentos e compartilhar essa base de dados com o empresariado, estudantes, imprensa e população tem um efeito multiplicador na cidade”, afirma o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto. “Diversos trabalhos acadêmicos, discussões na comunidade e projetos tiveram como contribuição o suporte do Instituto, que vem cumprindo seu papel social e econômico.”

Ao longo do último ano, o IE-ACIF teve importante participação na avaliação e gestão dos indicadores referentes ao Covid-19, criando, por exemplo, um sistema de acompanhamento dos indicadores vinculados ao Plano São Paulo e auxiliando do Comitê do Covid (CEMEC Franca) em relação aos dados de contágio, internações e óbitos durante o período mais crítico da pandemia, nesse ano de 2021.

“Além disso, durante o período de pandemia, juntamente com o Departamento de Desenvolvimento Empresarial, o IE-ACIF ministrou cursos de B.I para diversos associados, gerando capacitação em um momento importante da nossa economia”, afirma o economista responsável pelo IE-ACIF, Adnan Jebailey. “Também ministramos capacitação junto aos profissionais de diversos departamentos da Prefeitura de Franca, trabalhando a importância dos dados e como fazer a boa gestão deles utilizando ferramentas como Power B.I”, diz o economista.

Planos

Para o ano de 2022, o IE-ACIF tem como planejamento o lançamento de uma plataforma online com dados de mercado disponíveis para os associados da entidade. A ferramenta

vai facilitar estudos de mercado para viabilidade de abertura de negócios, bem como com foco em prospecção e, sobretudo, pesquisa de opinião pública.

Clique aqui e ouça o áudio do economista Adnan Jebailey sobre o tema.

Fonte: Assessoria de Imprensa ACIF

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