Pretende abrir uma empresa? Veja o que considerar

16/03/2017

Para viabilizar a sua empresa, é preciso ter perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), é importante seguir alguns passos para que os planos saiam realmente do papel:

 

  • desperte seu espírito empreendedor – o primeiro passo para alcançar o sucesso é descobrir se você já tem as características do empreendedor. O perfil e o talento do futuro empresário são fundamentais para o sucesso do negócio.

  • verifique: o negócio é viável? – antes de dar entrada na papelada para abrir o negócio, o empreendedor precisa saber se seu negócio é viável. Para isso, deve coletar informações, que darão subsídio à elaboração do plano de negócios, documento que ajuda a tornar a empresa realidade.

  • informe-se! – a terceira iniciativa é organizar as informações coletadas. O planejamento proporciona uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento da empresa em metas alcançáveis.

  • cuide das finanças – identifique se o projeto trará retorno financeiro.

 

Você tem perfil para abrir uma empresa?
Muitas pessoas vivem sonhando em ter sua própria empresa. A maioria delas tende a enxergar apenas vantagens: conciliar vida pessoal e profissional, não ficar subordinado a um chefe, tirar férias quando quiser, determinar seus próprios horários.

No entanto, passar de empregado a dono do negócio, abrindo mão inclusive da segurança financeira do trabalhado assalariado, pode ser um pouco mais difícil do que se imagina.

Embora seja nítido o crescimento das micro e pequenas empresas no Brasil, sabe-se também que muitas delas não sobrevivem aos primeiros anos de vida, em razão da competição do mercado e, sobretudo, da falta de orientação adequada para a condução do empreendimento.

Assim, antes de tomar qualquer atitude, é preciso parar e avaliar: você tem perfil para abrir uma empresa? Responda às seguintes questões:

  1. Você está preparado para se dedicar integralmente?

  2. Como você se relaciona com as pessoas?

  3. Você sabe lidar com dinheiro?

  4. Qual seu grau de aversão a riscos?

  5. Você se considera organizado e rápido na tomada de decisões?

 

Além da organização, o empresário deve ter ainda em seu perfil o dinamismo, para que se dedique às diversas atividades, além de capacidade para decidir rapidamente qual o caminho a seguir.

Pretende abrir uma empresa? Veja o que considerar

 

 

Fonte: Finanças Praticas

  •