Queda de juros e elevação da confiança do consumidor beneficiam venda de veículos novos, em Franca

10/08/2018

A venda de veículos novos cresceu 6% no primeiro semestre deste ano, em Franca. O resultado compara o desempenho do setor com o primeiro semestre de 2017, conforme dados fornecidos ao IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

No total, 2720 veículos 0 km foram comercializados nos seis primeiros meses de 2018, sendo 1677 carros, 689 motos, 324 utilitários e 30 caminhões. Embora sejam menores em números, as vendas de caminhões e utilitários foram as que mais cresceram, chegando a 30,5% e 19%, respectivamente.

“Os veículos de utilização comercial e industrial, como caminhões e utilitários, foram beneficiados pela queda na taxa básica de juros, que recuou de 11,25% para 6,5%, na comparação dos dois períodos”, afirma o economista do IE-ACIF, Adnan Jebailey. “No âmbito empresarial, a queda dessa taxa representa a desaceleração dos juros bancários, o que facilita o crédito e incentiva o investimento no circuito produtivo”.

O efeito da queda da taxa básica de juros, promovida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), também facilitou a liberação de financiamentos, impulsionando as vendas de carros e motos para pessoas físicas. Além da acessibilidade ao crédito, o ICC-ACIF (Índice de Confiança do Consumidor) verificou tendência otimista, no período, o que reflete diretamente na disposição ao consumo e no resultado positivo do setor.

“Conforme resultados do ICC-ACIF, em sua última divulgação, foi constatado um aumento de 6,8 pontos percentuais na confiança do consumidor francano. O que se percebeu foi um otimismo em relação à situação atual da economia, cenário que pode não se manter em razão da instabilidade política eleitoral”, afirma Adnan.

-- 

Fonte: Assessoria de Imprensa ACIF

  •