Rodada de Negócios Internacionais de Franca é adiada

13/03/2020

Os realizadores da Rodada de Negócios Internacionais de Franca – ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Prefeitura Municipal, Investe SP e Sebrae SP – anunciaram hoje o adiamento do evento que aconteceria nos dias 18 e 19 de março. A decisão foi tomada após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado, nesta quarta-feira (11), a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Importadores de nove países se reuniriam com 35 empresas do setor calçadista local com a finalidade de gerar negócios.

As empresas locais envolvidas se reuniram na tarde de hoje, na sede da ACIF, e foram as primeiras a serem informadas da decisão. O presidente da ACIF, Tarciso Bôtto, o secretário de Desenvolvimento de Franca, Anderson Minamihara, o gerente do escritório regional do Sebrae em Franca, Vinícius da Nóbrega, e os coordenadores do Departamento de Negócios Internacionais da ACIF, Suyara Águila e Rafael Pugliesi, fizeram o anúncio e esclareceram dúvidas.  O presidente do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), José Carlos Brigagão do Couto, e a gerente geral do Banco do Brasil Roseli Salete Baldissera Santos, que apoiam a ação, também estiveram presentes no encontro.

De acordo com os realizadores, uma nova data para execução da Rodada de Negócios Internacionais será agendada tão logo a OMS declare a situação do Covid-19 controlada.

“Os realizadores entendem que, embora não haja restrições impostas por nenhum Governo em relação ao livre trânsito de pessoas oriundas dos 10 países que participarão da Rodada (Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai) nem motivo para pânico, o adiamento é prudente para evitar a circulação dos importadores convidados em aeroportos internacionais e seus possíveis contatos com viajantes que, por ventura, tenham estado em locais de risco. A cautela também diz respeito a evitar ambientes de aglomeração, uma vez que o público previsto para o evento era superior a 300 pessoas”, afirmaram em nota oficial encaminhada aos presentes. “O propósito de reunir o setor calçadista local com seus principais parceiros comerciais no exterior tem o objetivo de incentivar a exportação, promover negócios e, consequentemente, gerar empregos e movimentar a economia de Franca e dos países participantes”, disseram, ainda.

Válido ressaltar que os exportadores e importadores inscritos terão suas vagas garantidas para a participação na nova data do evento. A estrutura levantada para realização da Rodada, desde o deslocamento até a alimentação dos importadores, já está sendo renegociada a fim de que seja mantida sem prejuízo para os participantes ou realizadores envolvidos.

Apoio

A Rodada de Negócios Internacionais de Franca conta com apoio do Sindifranca, Branco do Brasil, Euromonitor, Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de SP), Ciesp/Franca (Centro das Indústrias do Estado de SP), UPS (United Parcel Service), Ceciex (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais, Importadoras e Exportadoras), Associação Comercial de São Paulo e Ibrei (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais).

  •