Sesc Franca tem investimento de R$124 milhões e será entregue em 2022

ACIF em Revista - edição 278 - Fevereiro

 

A imponente construção do Sesc está sendo erguida na Avenida Doutor Ismael Alonso y Alonso, 3071, no Bairro São José. A edificação da unidade foi pensada para oferecer oportunidades sociais, educacionais, artísticas, físico-esportivas, de bem-estar, de saúde e lazer, tanto por meio de programações, como pela oferta de espaços físicos inclusivos, que priorizam a convivência entre públicos diversos em espaços de encontro, acolhimento e socialização. A futura sede está em um terreno com área de 20 mil metros quadrados, mas sua construção deve atingir 35 mil metros quadrados.

O prédio contará com conjunto aquático com piscina semiolímpica coberta, duas piscinas recreativas descobertas (adulto e infantil), deck e solário, teatro com 368 lugares, ginásio poliesportivo e de eventos para 2 mil pessoas, biblioteca, clínica odontológica com 4 consultórios de clínica geral, 1 consultório cirúrgico, Raio X panorâmico e periapical (referente aos dentes). Também haverá espaços de convivência, expositivo, de tecnologia e artes, de brincar interno e externo. O projeto contempla ainda quadra poliesportiva descoberta, quadra de areia, salas para atividades físicas, comedoria com 165 lugares, central de atendimento, oficinas de uso múltiplo, sala de uso múltiplo e estacionamento com 145 vagas para carros, 14 vagas para moto e 62 vagas para bicicletas.

 

“Esses espaços irão abrigar ações de teatro, dança, circo, música, cinema, artes visuais, esportes, recreação, educação em saúde, alimentação, entre outras áreas, que por diversas vezes ultrapassam os limites do espaço físico da unidade para ocupar também espaços públicos no município e região”, disse Luiz Galina, diretor regional do Sesc em exercício.

Com o custo total estimado até a conclusão das obras de R$124 milhões, o projeto - que envolve também a participação de outros 30 escritórios para desenvolvimento das disciplinas complementares, tais como estrutura, instalações elétricas e hidráulicas, dentre outras - será certificado como edifício sustentável segundo os critérios da Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedido pelo USGBC (Green Building Council) dos Estados Unidos e do Selo PROCEL Edifica.

A construção foi planejada com acessibilidade física, visando que os ambientes possam acolher a diversidade de pessoas - considerando faixa etária, estatura e características de mobilidade. A comunicação visual da unidade também vai contar com sinalização aérea, em  braille e sinalização tátil, e na programação permanente, o Sesc Franca terá uma biblioteca com recursos de acessibilidade para leitura do acervo, entre outros. 

O Sesc Franca será aberto a toda a comunidade. Voltada para a todos os públicos, de todas as faixas etárias, a programação do Sesc será composta por atividades gratuitas e pagas, além de ações direcionadas aos trabalhadores das empresas de comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes. “O Sesc Franca terá capacidade para atender 2,5 mil pessoas por dia. Serão milhares de pessoas frequentando semanalmente suas instalações e programas”, disse Galina.  

 

Leia a revista completa: https://bit.ly/37YI0ha

Texto: Ana Luiza Silva

Fotos: Wilker Maia

  •