Você sabe administrar o tempo? O planejamento do dia pode ajudar

A frase tempo é dinheiro é bem conhecida, mas, na realidade, tempo é vida. Quando perdemos um bem material podemos recuperá-lo, porém, quando perdemos tempo, este não volta. Tempo deve ser aproveitado da melhor forma possível. Vivemos com a sensação que falta tempo para tudo, parece que o dia termina e uma série de coisas ficaram pendentes. Muito disso se deve à nossa falta de organização e foco.

Aproveitar o máximo possível o tempo se traduz em produtividade: fazer mais com menos e focar nos resultados. administrar o tempo?

Para melhorar essa situação, temos de planejar nosso dia, identificando as tarefas importantes e as urgentes. Uma tarefa importante é a que faz diferença no trabalho, no negócio ou na vida; uma atividade que, executada, traz resultado. Já uma tarefa urgente é a que precisa ser feita imediatamente, ou haverá problemas, prejuízos e dificuldades. Tudo começa com o local de trabalho, que deve ser organizado para evitar perda de tempo e retrabalho.

O segundo ponto é fazer uma lista com as atividades: é importante definir e organizá-las conforme a prioridade. Outra recomendação é fazer uma tarefa de cada vez e definir rotinas. Fazer várias coisas ao mesmo tempo pode até parecer produtivo, mas não é. Defina a tarefa e a termine.

Para se organizar é bom utilizar ferramentas tradicionais como agendas, lembretes, blocos de anotações ou planilhas, aplicativos do celular, sites, agenda do email. Um exemplo de como podemos nos organizar diariamente é fazer uma lista de tarefas, começando com as mais importantes e que estão lhe deixando preocupado; conforme for terminando registre a tarefa como concluída, riscando da agenda ou dando um OK.

O importante é você perceber que está começando e finalizando suas atividades. Isso proporciona um sentimento de dever cumprido e traz motivação para a próxima tarefa. No final do dia, faça um balanço do que foi planejado e executado. Caso verifique alguma pendência e não seja mais possível fazer, deixe programado para a manhã do dia seguinte. Quando você usa melhor o tempo, a produtividade aumenta. Isso traz lucros nos negócios como também melhorará sua qualidade de vida.

  •