Justiça discute hoje dissídio de sapateiros - 22/03/2013

Fonte: Assessoria de Comunicação Sindifranca

Representantes do Sindifranca (Sindicato da Indústria e Calçados de Franca) e do Sindicato dos Sapateiros participam hoje da audiência para discussão do dissídio coletivo da categoria na Justiça. A reunião acontecerá às 14 horas, no Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas (SP). Mesmo depois do reajuste salarial de 9%, a categoria ainda pede aumento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de 94 para 110 horas, cesta básica e abono das faltas dos trabalhadores grevistas.

O presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão do Couto, acredita que as pendências da campanha salarial deveriam ter sido resolvidas localmente, entre empresários e funcionários, sem que a decisão fosse levada à Justiça. “Ao levar a discussão ao juiz, o próprio Sindicato dos Sapateiros abriu mão do direito de greve. A partir de agora, o que o juiz entender deverá ser cumprido”, disse Brigagão.

De acordo com Luiz Gilberto Lago Jr., advogado do Sindifranca, a Justiça ainda deve tentar que as partes entrem em um acordo. Se isso acontecer, o resultado deverá ser mais uma vez apresentado em assembleia para empresários e sapateiros. “Não havendo possibilidade de acordo, o TRT irá decidir e não se sabe quanto tempo isso pode levar”, disse ele.

Entre os argumentos que o sindicato patronal pretende levar ao TRT estão os números do IBGE e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que comprovam que a indústria calçadista do município tem cada vez mais funcionários, com salário maior, para produzir menos. Desde 2004, a queda na produtividade do setor foi de 12,09% e o aumento real dos salários chegou a 45%. “Some-se a isso a queda de 72,4% nas exportações nos últimos nove anos e um aumento de 511% nas importações. Estamos perdendo a competitividade e isso coloca em risco a sobrevivência do setor”, disse o presidente do Sindifranca.

Para o Sindifranca, os números também mostram que a aplicação da PLR hoje é distorcida e foge do seu princípio, não passando de um “abonão”. “Cada empresa tem um resultado diferente e, portanto, o valor a ser pago deve ser discutido entre elas e seus funcionários separadamente. Não se trata de uma discussão setorial. E esse pagamento pode ser até superior ao que o Sindicato dos Sapateiros está pedindo hoje, através dos ganhos em produtividade”, disse o advogado.

Ver mais notícias  -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

31/07/2015 19:00:00
Venham participar "Dia dos Pais ACIF"

31/07/2015
ACIF promove atrações na praça para fomentar vendas no Dia dos Pais

O Barbeiro de Sevilha em versão inédita de Ópera Curta se apresentará em Franca

31/07/2015
Palestra sobre gestão de segurança alimentar acontece dentro da 1ª Feira Gastronômica em Franca

30/07/2015 18:00:00
Cursos ACIF, faça sua inscrição!

30/07/2015 18:00:00
‘2º Prêmio de Tecnologia e Inovação’ está com inscrições abertas

30/07/2015
Visite a 7ª Expointima e Franca mais Moda - A Feira da moda de Franca e Região

30/07/2015
Últimos dias para a isenção de carências do Hospital Regional, venha até a ACIF e aproveite.

29/07/2015
Pais devem ganhar presentes de até R$ 50