O município de Franca sediou a apresentação oficial da “Rota do Café da Alta Mogiana”, realizada na última sexta-feira, 9. A nova rota turística, que integra o programa estadual Rotas do Café de São Paulo - das secretarias estaduais de Turismo, Agricultura, Cultura e Desenvolvimento Econômico, coordenadas pela Casa Civil - foi lançada durante a 1ª Feira de Turismo Regional, que ocorreu no Franca Shopping.
O evento reuniu lideranças do agronegócio, autoridades públicas, representantes de entidades de classe e profissionais da imprensa, marcando o início de uma nova etapa para o turismo rural e o desenvolvimento econômico da região. A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), forte apoiadora do projeto, esteve presente na ocasião.
“A Alta Mogiana tem orgulho deste momento. A região, que já tem reconhecimento internacional por sua produção de cafés de qualidade, agora se torna ponto de partida de um projeto que valoriza nossa história e aponta para o futuro, unindo setores, fomentando o turismo e gerando novas oportunidades para a economia local”, disse o presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge.
Idealizada pela empresária e cafeicultora Flávia Lancha, a iniciativa surgiu após uma visita do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, a Franca. Ao apresentar a vivência de uma fazenda cafeeira ao secretário — inicialmente em um contexto voltado ao setor calçadista — Flávia teria despertado seu interesse para uma política pública estadual voltada à cafeicultura e ao turismo sustentável. “Levantei todas as regiões produtoras de café em São Paulo, apresentei a proposta, e começamos um trabalho que durou cerca de dois anos, com o apoio de várias secretarias”, relata Flávia, via assessoria.
O evento de lançamento contou com a presença de cerca de 150 convidados e diversas autoridades, incluindo o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, que discursou durante a cerimônia e percorreu a feira montada no shopping.
“O projeto saiu do papel e se tornou uma realidade e esse é o primeiro evento do Rotas do Café, fora do Palácio dos Bandeirantes”, afirmou Lucena. “E por que em Franca? Porque São Paulo reverencia Franca, São Paulo se curva a Franca e região quando se fala da história, da tradição e de tudo aquilo que o café representou e representa para São Paulo”, completou.
Na cerimônia, estiveram presentes seis prefeitos da região — como Alexandre Ferreira (Franca), Elson Gomes (Cristais Paulista) e Aninha Montanher (Ribeirão Corrente) —, 12 vereadores de Franca, o presidente da Câmara Municipal, Daniel Bassi, e representantes de entidades como Sebrae, AMSC (Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana), Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Sindicato Rural e ACIF.
A programação seguiu no sábado, 10, com workshops, oficinas, degustações e venda de cafés especiais. Um dos destaques foi o workshop “Café com Indicação Geográfica: Sabores da Alta Mogiana”, com Martha Grill, da AMSC. A cultura regional também ganhou espaço, com apresentações como o maracatu.
A Rota do Café da Alta Mogiana abrange 16 municípios paulistas e 7 mineiros, com destaque para Franca, Pedregulho, Patrocínio Paulista e Cristais Paulista — territórios reconhecidos nacional e internacionalmente pela qualidade dos cafés especiais. Hoje, São Paulo é responsável por cerca de 40% da indústria de torrefação do país e movimentou mais de R$ 7,2 bilhões em 2023 com a cadeia produtiva do café.
Rotas do Café – Alta Mogiana
Café Labareda
Café Moscardini
Zaz Cafés Especiais
Sítio Santa Terra
Fazenda Cachoeira
Pietá Café
Café Vicentini
Sítio Falcão do Alto da Serra
Sítio Capoeira
Fazenda Bom Jardim Coffee
Tarissa Esteves, com informações da Assessoria de Comunicação Flávia Lancha Fotos: Lucas Monteiro/ACIF
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1700 - (16) 99973-0195
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia