Por trás de cada copo d’água cristalino, existe uma história de coragem, dedicação e visão empreendedora. Em 2025, a Central dos Filtros completa 35 anos e celebra não apenas sua trajetória empresarial, mas também sua missão: conscientizar a população sobre a importância da água filtrada para a saúde.
“Eu não entendia tanto de filtros quando comecei, mas já sabia da importância de ter água filtrada em casa. A água de Franca é reconhecida como a melhor do Brasil, mas, mesmo assim, precisa ser filtrada para consumo. Essa consciência sempre me guiou”, conta Sandra Saheki Nakamura, CEO da Central dos Filtros, que assumiu a empresa em 2005, ao lado da família.
A história começou de forma inesperada. Depois de experiências em diferentes áreas – da gastronomia à estética –, Sandra recebeu o convite para tocar o negócio que, à época, já tinha 15 anos de existência. Sem experiência no setor, mas com disposição para aprender, ela arriscou. “Colocamos todas as nossas economias. Foi difícil no começo, mas acreditávamos que oferecer água de qualidade era algo essencial”, relembra.
Hoje, a Central dos Filtros se consolidou como referência em Franca e região. Seu portfólio reúne mais de mil produtos: de tradicionais filtros de barro a purificadores residenciais, comerciais e industriais, sempre com a garantia de reposição de peças e refis. Além da venda, a empresa também se destaca pela troca de refis.


Mais que negócio: uma missão de saúde
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo de água segura é fator decisivo para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. No entanto, a percepção de que a água tratada da cidade é suficiente ainda persiste. “É uma batalha de conscientização. Muitas pessoas acreditam que não precisam filtrar a água. Mas quando vemos famílias preocupadas, trazendo bebês para garantir que estão ingerindo água limpa, sentimos que nosso propósito está sendo cumprido”, reforça Sandra.
Ao longo de 35 anos, a Central dos Filtros cresceu com base em confiança, qualidade e atendimento diferenciado. Mas, para Sandra, o verdadeiro legado é outro: “O que a gente quer é levar consciência. Água filtrada é saúde, é cuidado com a família. Esse é o nosso maior diferencial.”
Mais do que um comércio, a Central dos Filtros tornou-se parte da vida de milhares de francanos, provando que cada gole de água pura pode carregar, também, uma história de dedicação ao próximo.
Serviço
Central dos Filtros
Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 18h e, aos sábados, das 9h às 13h
Endereço: Rua General Telles, 398/406
Telefone: (16) 3723-4702
Site: www.centraldosfiltrosfranca.com.br
Confira o vídeo completo com a CEO da Central dos Filtros, Sandra Saheki Nakamura
Tarissa Esteves/Portal ACIF Fotos: Wilker Maia/Portal ACIF