A Semana Global de Empreendedorismo e Inovação foi oficialmente lançada na tarde desta segunda-feira, 10, em cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Educação. O evento, promovido pela Prefeitura de Franca em parceria com diversas instituições públicas e privadas, tem como tema “Franca, Inovação para Todos” e segue até o dia 17 de novembro com uma intensa programação em diferentes pontos da cidade.
Durante o lançamento, autoridades e representantes de entidades reforçaram a importância de iniciativas que unem poder público, instituições de ensino, associações e o setor produtivo em torno do mesmo propósito: fortalecer a cultura empreendedora e tecnológica de Franca.
Para a ACIF, a participação na Semana é motivo de orgulho e reafirma o compromisso da entidade com o desenvolvimento do ecossistema de inovação local. “A Semana Global de Empreendedorismo e Inovação reforça o quanto Franca vem se consolidando como um polo de ideias e oportunidades. Para a ACIF, essa é uma pauta fundamental, e a chegada do Connect, que lançamos na semana passada, fortalece ainda mais esse movimento, conectando empreendedores, startups e investidores. Somado ao trabalho do nosso Polo Tecnológico, o Connect amplia o diálogo entre empresas e inovação, impulsionando o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge.
Com apoio ACIF e diversas instituições, a programação da Semana contempla palestras, oficinas, exposições e painéis temáticos que acontecem em locais como o Senai, Senac, Faculdade de Direito, Uni-Facef, Fatec Franca e outras instituições parceiras. A iniciativa integra o movimento mundial da Semana Global de Empreendedorismo (SGE), presente em mais de 180 países, com o propósito de inspirar, conectar e capacitar pessoas a desenvolver projetos inovadores e sustentáveis.
Entre os destaques da programação está o painel promovido pelo Polo Tecnológico da ACIF, em parceria com a Fatec Franca, o IPT, o COMTUR e o Sebrae. Intitulado “Empreendedorismo e Inovação – desafios, oportunidades e conquistas”, o encontro será realizado na sexta-feira, 14, na Fatec Franca (Rua Irênio Grecco, 4580 – Vila Imperador), às 19h.
Aberta ao público e gratuita, a Semana Global de Empreendedorismo e Inovação é uma oportunidade de troca e aprendizado para estudantes, empreendedores e todos que acreditam na força das ideias para transformar a realidade. As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/produtor/semanaglobaldeempreendedorismoeinovacao.
PROGRAMAÇÃO
Inovação na Área Têxtil
11 de novembro – 14h
SENAI Franca (Av. Presidente Vargas, 2500 – Cidade Nova)
Apresentado por Fernando Soares de Lima, responsável pelo Laboratório de Tecnologia Têxtil e Produtos de Proteção do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), o painel destaca tendências e soluções tecnológicas aplicadas ao setor têxtil, tradicional na economia francana
“ Do grão ao coração – o café que virou propósito”
11 de novembro – das 18h30 às 21h30
Auditório do Senac Franca
Uma jornada sensorial sobre sabor, coragem e propósito — do primeiro gole à construção de uma marca que se reinventou e seguiu servindo amor em cada xícara.
Abertura: Instituto Pró-Café – Pesquisas e Inovação
Painéis de Inovação
12 de novembro – das 18h30 às 21h30
Auditório SENAI Franca
Programação:
18h30 às 19h – Inovação da marca – CIESP
19h às 19h45 – Uplab: Conectando startups com empresas – SENAI
20h às 20h30 – Desafios de ideias: conectando oportunidades entre empresas e escolas
20h45 às 21h30 – Desenvolvimento de produtos para a indústria
Palestra e Roda de Conversa: “Liderando pela Essência – Do Fazer ao Ser”
13 de novembro – das 17h às 19h
Auditório Edna Campanhol – Uni-FACEF
Com Raquel Santos, coach executiva, o encontro convida à reflexão sobre liderança baseada em propósito, autoconhecimento e impacto humano nas organizações
Palestra: “Da Concepção à Circularidade”
13 de novembro – das 19h30 às 22h
Auditório Edna Campanhol – Uni-FACEF
Explora a jornada de transformação de ideias em projetos reais e sustentáveis, com foco em inovação e responsabilidade ambiental
Parceiros: Uni-FACEF e Impera
Palestra: “iFood e Inova ACIF”
14 de novembro – das 19h às 21h30
Fatec Franca – Dr. Thomaz Novelino
Debate sobre transformação digital, inovação aberta e o futuro das startups e do consumo digital.
Parceiros: Fatec Franca, IPT e Polo de TI
Painel: “Pais, Filhos e Telas – O Papel da Educação Digital”
17 de novembro – das 19h às 21h
Faculdade de Direito de Franca
Encerrando a semana, o painel aborda os desafios da educação digital e o uso consciente das tecnologias por crianças e adolescentes
Em Franca, a Semana Global de Empreendedorismo e Inovação conta com o apoio da ACIF, Sebrae-SP, SENAI, SENAC, Fatec Franca, Uni-FACEF, UNIFRAN, CIESP, SESI, Fundação Procafé, Polo Tecnológico de Franca, Impera, SEPATEC, Futura Franca, Fundação Grupo Mulheres do Brasil, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, entre outros.

Carolina Ribeiro/Portal ACIF Foto: Divulgação/ACIF