Há 30 anos, uma empresa nascida em Franca começava a construir uma história que hoje ultrapassa as fronteiras brasileiras. A Harus, fundada oficialmente em 10 de abril de 1996, consolidou-se como líder no mercado nacional de amenities para o setor de hospitalidade e chega aos 30 anos em uma nova fase de expansão, com os olhos voltados para o mercado internacional.
Com sede e fábrica em Franca, a empresa atende clientes em todo o Brasil e já está presente em aproximadamente 15 países. Para os próximos anos, a estratégia é avançar para outros dez mercados.
“Temos hoje uma consolidação importante no mercado nacional e enxergamos os mercados internacionais como uma grande frente de crescimento para os próximos anos”, afirma Luís Fernando Gomes, diretor comercial da Harus.
A estrutura construída ao longo dessas três décadas inclui uma planta de 22 mil metros quadrados em Franca, 12 distribuidoras pelo país e um Centro de Distribuição em Maceió, com 4 mil metros quadrados, responsável pelo atendimento das regiões Norte e Nordeste.
De Franca para o mundo
A história começou antes mesmo da fundação oficial da Harus. Luiz Roberto Magrin Filho, o Beto, assumiu a gestão de dois motéis da família em Franca e, anos depois, adquiriu uma pequena fábrica de sabonetes para atender o segmento.
Em 1996, nasceu oficialmente a Harus Indústria e Comércio. Dez anos depois, a empresa entrou no mercado hoteleiro e, em 2010, conquistou a liderança nacional em amenities para o setor de hospitalidade.
A expansão internacional começou em 2017, com a primeira distribuidora no Paraguai. Hoje, a companhia já atua em cerca de 15 países, com avanços em mercados como Argentina, Chile, Peru e México, além de projetos na América Central, Caribe e Europa.
A estratégia também foge do modelo tradicional de entrada em mercados estrangeiros. Em vez de trabalhar apenas com distribuidores locais, a Harus tem buscado abrir filiais em diferentes países, sempre em parceria com sócios que conhecem a realidade de cada mercado.
“Estamos indo como Harus, de fato, para esses países e abrindo filiais, sempre trazendo para a operação um sócio local que já conhece aquele mercado. Isso nos ajuda a ter uma visão mais apurada e a agilizar o processo”, explica Gomes.
Entre os mercados já consolidados está o Paraguai, além da Argentina, que vem apresentando forte crescimento.
Crescimento com Franca no centro
Mesmo com a expansão internacional, Franca continua sendo o coração da operação. É na cidade onde a Harus mantém sua sede e fábrica e concentra parte importante da estrutura que sustenta o crescimento da marca.
“A empresa nasceu em Franca e a pretensão é que ela permaneça na cidade. O fundador é daqui, existe um vínculo muito grande e faz total sentido continuarmos com a operação aqui”, afirma o diretor comercial.

Tecnologia para uma hotelaria mais eficiente
A expansão da Harus acontece também por meio da inovação. Durante a Equipotel, maior feira de hospitalidade da América Latina, realizada em setembro, em São Paulo, a empresa apresentou novas soluções voltadas à tecnologia, controle operacional e eficiência.
Uma delas permite monitorar, em tempo real, a quantidade de produto disponível nos frascos instalados nos quartos. O sistema envia informações à equipe do hotel e emite alertas quando é necessário fazer a reposição, permitindo direcionar o trabalho apenas aos quartos que precisam de atendimento.
Além das soluções tecnológicas, a Harus apresentou na feira o Harus Mult Bac Ecological, desinfetante biodegradável aprovado pela Anvisa e formulado à base de Alfa Terpinol, ativo natural extraído da casca de frutas cítricas. O desenvolvimento levou três anos entre pesquisas e comprovação técnica.
A empresa também mantém uma linha própria de saneantes, produtos veganos e embalagens sustentáveis.


Inovação que também gera impacto
A participação na Equipotel ainda resultou em uma ação social em Franca. O estande da Harus, com aproximadamente mil metros quadrados, teve sua estrutura de madeira reaproveitada após o evento.
Em parceria com a construtora responsável, o material será transformado em móveis e itens destinados à Creche Santa Gianna, em Franca, incluindo mesas e cadeiras.
Marcas, inovação e novos mercados
Ao completar 30 anos, a Harus reúne mais de 58 marcas e linhas em seu portfólio, entre marcas próprias, produtos personalizados e nomes reconhecidos dos segmentos de cosméticos e bem-estar, como L'Occitane, Costa Brazil, O Boticário, Vinotage e Davene.
“Temos a pretensão de, nos próximos anos, alcançar uma consolidação importante como player global. Existem alguns players globais no mercado e nenhum deles é brasileiro. Nós temos a pretensão de nos tornar um deles também”, destaca Gomes.
Carolina Ribeiro/Portal ACIF Fotos: Wilker Maia/ACIF e Wilker Maia/Divulgação
R. Monsenhor Rosa, 1940 - Centro
Franca - SP - CEP 14400-670
Atendimento:
Seg. a Sex. das 8h às 18h
Dúvidas, Reclamações e Sugestões
Entre em contato conosco:
(16) 3711-1717 - (16) 3711-1700
CNPJ: 47985577/0001-63
© ACIFRANCA. Todos Direitos reservados. Desenvolvido por Agência ACIF + Sophus Tecnologia
Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.