Banner

Saúde promove Arrastão da Dengue na Região Oeste neste sábado

Foto
Notícias 30 Jan, 2026
População deve separar objetos que acumulam água para descarte correto

A Secretaria de Saúde realiza neste sábado, 31, o primeiro Arrastão da Dengue de 2026, com ações concentradas na Região Oeste da cidade. A partir das 8h, equipes de agentes de controle de vetores, com apoio de caminhões da Secretaria de Infraestrutura, percorrerão os bairros Jardins Palmeiras, Anita e Residencial Júlio D’Elia.

Durante a ação, serão recolhidos materiais que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, como latas, garrafas, baldes, potes de vidro e plástico, pneus e pequenos móveis. Todas as vias da região serão atendidas, incluindo ruas como Pedro Silveira, Alcina de Lima Silveira, Dr. Antônio R. Pereira e a avenida Nelson Nogueira.

A orientação é para que os moradores façam a limpeza dos quintais, separem os materiais que precisam ser descartados e os deixem sobre as calçadas na noite de sexta-feira ou nas primeiras horas de sábado. As equipes não entrarão nas residências e não serão recolhidos pneus provenientes de borracharias ou estabelecimentos semelhantes.

A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, destacou a importância da participação da população no combate à dengue. Segundo ela, a força-tarefa ajuda a eliminar possíveis focos do mosquito, especialmente neste período de chuvas e altas temperaturas, que favorecem a proliferação das larvas. Nesta sexta-feira, agentes já estarão na região orientando os moradores sobre a ação.

Em 2025, foram realizadas 15 edições do Arrastão da Dengue em todas as regiões da cidade. No total, foram recolhidas aproximadamente 60 toneladas de materiais.

Números da dengue e vacinação

No ano passado, o município registrou 6.048 casos de dengue, com quatro óbitos. Em 2026, até o momento, são 99 casos confirmados e nenhuma morte.

A Secretaria de Saúde reforça que a vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses. Para se vacinar, é necessário comparecer às UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, ou às unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família), das 8h às 16h, com documento de identidade e carteira de vacinação.

Em 2025, foram aplicadas 5.068 doses da vacina. Neste ano, até a última quarta-feira, 449 pessoas já foram vacinadas.

 

 

 

Com informações da Prefeitura Municipal de Franca    Foto: Divulgação/Prefeitura de Franca

Saude, Campanha, Conscientizacao, Prefeitura, Franca, Combate, Cuidados, BemEstar