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Franca: planejamento e vendas no segundo semestre de 2025

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Notícias 01 Jul, 2025
No artigo de hoje, o economista Rodrigo Souza, do IE-ACIF, fala sobre perspectivas de vendas para os próximos meses

 Com a chegada do segundo semestre de 2025, o comércio francano se prepara para as oportunidades do período. Este é um momento estratégico para revisar o que foi realizado até agora e implementar melhorias que possam alavancar os resultados nos meses seguintes.

O inverno tende a estimular o consumo de produtos que ajudam a minimizar os efeitos do frio. Além disso, as datas comemorativas, como o Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e, principalmente, o Natal, seguem movimentando as vendas. Os feriados também impactam o desempenho do comércio e, por isso, o planejamento antecipado é essencial.

No segundo semestre, estão previstos seis feriados nacionais, além do feriado estadual de 9 de julho, em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932. Na cidade de Franca, o dia 28 de novembro marca o aniversário do município, e 8 de dezembro celebra a Padroeira de Franca.

Com o objetivo de apoiar o planejamento estratégico do comércio, listamos abaixo informações relevantes sobre os principais pontos e acontecimentos tradicionais de cada mês, além de datas comemorativas consideradas sempre como boas oportunidades de vendas para o comércio.

JULHO

O mês de julho é o momento ideal para rever o planejamento anual, verificar se o que já foi realizado está em linha com o que foi planejado e ajustar os indicadores de vendas, inadimplência, margens, turnover, entre outros.

Com o clima de inverno acentuado, surgem oportunidades para a venda de produtos que ajudam a minimizar o frio da estação. Neste mês, temos também as férias escolares, que potencializam os gastos com lazer e viagens.

No dia 9 de julho, o feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932 (quarta-feira) pode atrair os consumidores para os centros de compras, como galerias e shopping centers.

AGOSTO

Em agosto, o inverno fica mais ameno, e o Dia dos Pais — que neste ano será celebrado no dia 10 — deve movimentar o fluxo de pessoas no comércio da cidade.

Para obter uma excelente campanha de vendas, o comércio deve se atentar à demanda por produtos e serviços que atendam ao gosto do público masculino, focando também nas pessoas que vão até as lojas comprar o presente do Dia dos Pais, como filhos, esposas, namoradas, entre outros consumidores. Além disso, as redes sociais são ferramentas importantes para atrair o público para o comércio físico.

SETEMBRO

A chegada da primavera, em setembro, potencializa a troca de coleção pelas lojas de roupas, calçados e acessórios.

O feriado nacional de 7 de setembro, quando se comemora a Independência do Brasil, será em um domingo, o que não deve trazer grandes impactos para o comércio de rua. Já no dia 15 de setembro, o Dia do Cliente oferece ao comércio a oportunidade de oferecer benefícios para cativar seu público.

OUTUBRO

O Dia das Crianças, uma das principais datas comemorativas do segundo semestre, movimenta o comércio no mês de outubro. A venda de brinquedos, vestuário, calçados, além de produtos eletrônicos e jogos, deve fazer parte da estratégia do comércio para atrair o público infantil. O feriado é comemorado no dia 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida, e cairá em um domingo.

NOVEMBRO

No mês de novembro, já é tradição a realização da Black Friday — campanha de vendas pela internet, mas que também é realizada pelas lojas físicas.

Apesar de ocorrer no fim do mês, o comércio pode desenvolver estratégias de atração ao longo de novembro, criando engajamento com seu público-alvo para alcançar os resultados de vendas.

Destaca-se que o consumidor, ao receber a primeira parcela do 13º salário no fim do mês, pode antecipar as compras de fim de ano.
Os quatro feriados de novembro — dia 2 (Finados), dia 15 (Proclamação da República), dia 20 (Consciência Negra) e dia 28 (aniversário da cidade de Franca) — trazem oportunidades para os setores de eventos e viagens. Especialmente os dias 20, uma quinta-feira, e 28 de novembro, uma sexta-feira.

DEZEMBRO

O mês de dezembro representa a melhor data de vendas para o comércio francano, com um crescimento sazonal de até 30% em relação ao mês de novembro.

Com o pagamento da segunda parcela do 13º salário, aumenta consideravelmente o fluxo de pessoas pelas ruas e lojas da cidade. Além disso, os preparativos para as festas de fim de ano tendem a incrementar as vendas de produtos de maior ticket médio.

Para o comércio da cidade, planejar as vendas de fim de ano é crucial para o sucesso, como ajustar o nível de estoques, preparar e aumentar o time de vendas, criar campanhas de atração e focar na excelência do atendimento. Além disso, o horário estendido do comércio no mês de dezembro facilita o acesso dos consumidores.

 

 

 

Rodrigo Souza – Economista IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca)  Foto: Wilker Maia/ACIF

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