A Prefeitura anunciou nesta quinta-feira, 26, a abertura de 600 novas vagas para a Escola Municipal de Iniciação Musical “Roberto Ambrósio Tupete” (EMIM), além da criação de novas unidades no prédio da Estação Mogiana e no CEU das Artes, no Leporace.
A ampliação, coordenada pela Secretaria de Esporte e Cultura, foi viabilizada após uma reestruturação do modelo pedagógico. Agora, o aluno poderá escolher o instrumento principal logo no início do curso. Entre as opções estão cavaco, flauta, teclado, ukulele, viola caipira, violão, xilofone e coral.
Outra novidade é a possibilidade de participação em vivências instrumentais complementares optativas, permitindo que o estudante amplie sua experiência musical para além do instrumento escolhido e construa uma formação mais diversa e enriquecedora.
Inscrições abertas
As inscrições já estão abertas e são gratuitas para pessoas a partir de 10 anos (nascidos em 2016), além de jovens e adultos. O cadastro deve ser feito pelo formulário online: https://forms.gle/RZCdrF1izmtKmCUW8.
A seleção seguirá a ordem de preenchimento, conforme o número de vagas disponíveis. Ao final do formulário, o candidato poderá indicar uma segunda opção de instrumento. Caso não seja selecionado na primeira escolha, poderá ser convocado para a segunda, respeitando o período previamente indicado. A confirmação será feita pelo telefone informado no ato da inscrição.
Como funciona o curso
Com duração de dois anos, o curso terá duas aulas semanais na Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento e no Centro Cultural “Salles Dounner”, na Estação Mogiana. A formação inclui aulas de instrumento, teoria musical, percepção e harmonia, garantindo integração entre prática e conhecimento técnico.
A partir do segundo ano, os alunos passam a participar também de aulas de prática em conjunto, estimulando escuta, interação musical, trabalho coletivo e construção de repertório.
No CEU das Artes, estão disponíveis inicialmente 72 vagas, sendo 48 para viola caipira e 24 para violão, com possibilidade de ampliação futura de vagas e instrumentos.
As atividades já começaram nesta semana para cerca de 200 crianças e adolescentes que frequentavam a escola nos anos anteriores. Na próxima semana, terão início as aulas no prédio da Mogiana, na Estação e no CEU das Artes.
Endereços
A Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento” está localizada na rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, Centro.
O acesso ao prédio da Mogiana é pela avenida Frei Germano, 2095. Já o CEU das Artes fica na avenida Abrahão Brickmann, 551, no Leporace.
Parcerias culturais
Além da EMIM, a Prefeitura mantém parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para fortalecer a cultura no município. Entre as modalidades oferecidas estão Orquestra de Música Popular, Fanfarra, Artesanato para a Terceira Idade, Ensino de Instrumentos Eruditos de Sopro e Cordas Friccionadas, Hip Hop, Artes Visuais e Artes Cênicas.
Para conhecer todas as opções e saber como participar, os interessados podem acessar o link:
https://drive.google.com/file/d/1NGpJQfpzZ4t5yKo6ilvBwD5CrQWAFr1-/view?usp=sharing
Com informações da Prefeitura Municipal de Franca Foto: Divulgação/Prefeitura de Franca